Moda nos anos 1980

A moda dos anos 80

A moda é uma das características que mais marcam um período. É muito comum ver as pessoas lembrarem de determinada época pelos estilos, roupas, maquiagens e cabelos que as pessoas costumavam usar. E ao longo dos anos, mesmo com determinadas tendências perdendo espaço, os estilistas aproveitam as novas estações para lançarem releituras de algumas peças muito famosas anos atrás.

E um período muito aproveitado nos desfiles é a década de 80. Famoso por sua diversidade, os anos 80 foram responsáveis por lançarem diversas tendências, sempre junto de peças coloridas e ao mesmo tempo sensuais.

O fenômeno Yuppie, famoso por roupas exageradas, ficou muito popular entre os jovens. Seus visual era composto por suspensórios, roupas coloridas, ombreiras e cabelos extravagantes. Suas principais inspirações eram as bandas The B-52’s e Devo.

Como foi uma época em que as mulheres estavam começando a entrar de forma mais expressiva no mercado de trabalho, muitas das peças lançadas tinham como objetivo atenderem essa demanda. Foi aí que surgiu o blazer, como uma forma de se igualar ao paletó. Os vestidos acinturados, também se tornaram muito populares, surgindo com modelagens formais e informais.

Como já foi citado acima, a década de 80 ficou famosa por suas cores extravagantes nas peças. Mesmo quem não era adepto do estilo Yuppie, acabava de alguma forma utilizando roupas fluorescentes e coloridas junto de peças mais básicas. E hoje, há diversas releituras dessa tendência colorida. Mas além das vestimentas, essa característica também se expressava através dos cabelos. Cortes extravagantes e assimétricos eram os mais utilizados, tanto nos homens como nas mulheres.

Analisando por esse lado, percebemos o quanto a moda é importante e influente para a sociedade, servindo não só para o visual das pessoas, mas também por ditar padrões e comportamentos em diversas épocas. E a década de 80 é um ótimo exemplo disso.

Esse texto é uma parceria com o blog Uppermag

Compartilhe!

Deixe uma resposta